quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Guia de Instruções: O que ensinar a seus filhos sobre crianças especiais

Pra começar, não tenha pena
Na maioria das vezes, temos diversas coisas para lidar ao mesmo tempo, mas nossos filhos especiais não são uma tragédia. São crianças brilhantes, engraçadas, abençoadas e incríveis que trazem muita alegria. Não tenha pena de mães especiais, pois seus filhos terão pena dos nossos filhos também e não é isso que queremos. Acima de tudo somos pais como qualquer outro. E nossos filhos são crianças como os seus. Aja naturalmente.

Ensine seus filhos a não sentir pena dos nossos
A pena não contribui para o desenvolvimento dos nossos filhos, mas tratá-los com respeito sim! Nossos filhos querem ser tratados como qualquer outra criança: brinque, converse, incentive seu filho a conviver e respeitar a diversidade. Nossos filhos amam tudo que seus filhos fazem também. Celebrem as diferenças, ao invés de lamentá-las. É assim que vivemos!!!

Use o que eles tem em comum
Todas as crianças são curiosas e tem aquela idade do “por quê”?Uma fase em que deixa qualquer pai louco, pois eles fazem aquelas perguntas nas situações mais inusitadas. Mas, somos os responsáveis por informá-los da maneira mais adequada possível.
Deste modo explique sobre as cores das pessoas, tamanhos, que ninguém é igual a ninguém e mencione as pessoas com deficiências também. Mas, fale que apesar das limitações, estas gostam também gostam de ouvir música, assistir TV, de se divertir, e principalmente de fazer amigos. “Ensine aos seus filhos que as crianças com deficiências são mais parecidas com eles do que são diferentes.”

Ensine as crianças a entender que há várias formas de se expressar
Algumas crianças que possuem deficiências tem dificuldades para se comunicar, algumas fazem barulhos para demonstrarem sua alegria, descontentamento por alguma coisa ou até mesmo dor. E ainda bem que eles conseguem se expressar, mas ao invés de criticar, ensine que você também pode se comunicar de uma maneira diferente e pode ser muito divertido.

Saiba que fazer amizade com uma criança especial é bom para as duas crianças
Seu filho pode sim ser o melhor amigo de uma criança com deficiência.
Facilitem o convívio de seus filhos com as crianças especiais, com certeza eles se tornarão pessoas melhores, cidadãos de bem.
Acolher uma criança especial e tratá-la igual as demais beneficia o desenvolvimento social dela.
                                       
Encoraje seu filho a dizer “oi”
É normal que as crianças olhem para as crianças especiais, pois costumam observar uma as outras. Mas, é preciso ficar atento se não estão sendo grosseiras, agressivas ou indelicadas.
Quando as crianças olham o melhor a fazer é incentivá-lo a se aproximar ou dizer um oi. Talvez a criança não corresponda da maneira como estamos acostumados, mas com muita explicação eles compreenderão.

Encoraje as crianças a continuar falando
Encorajar as crianças a insistir na aproximação de crianças especiais é o melhor caminho, da mesma forma que faria com qualquer outra.
Algumas crianças podem não conseguir responder tão rápido, mas isso não significa que elas não têm nada a dizer. Peça ao seu filho para pensar no seu filme favorito, lugar ou livro há grandes chances da outra criança gostar disso também. E a única forma dele descobrir isso é perguntando.

Dê explicações simples
Algumas vezes, nós pais, complicamos as coisas. Quando alguma criança perguntar algo, responda com mais simplicidade possível, pois se tentarmos explicar com definições e conceitos, toda explicação será perdida. Use algo que as crianças já conhecem, algo que tenha significado pra eles, torne a “necessidade especial” algo pessoal e fácil de entender.


Ensine respeito às crianças com seus próprios atos
Compreenda que as crianças especiais e suas famílias não são tão diferentes da sua, então não demonstre nervosismo. As crianças aprendem observando os nossos atos. Se tiver que dizer algo faça comentários positivos, nada de coitadinho, ou que pena. Fale para o seu filho sobre como todo mundo é bom em coisas diferentes, e como todo mundo tem dificuldades a trabalhar.

Ajude as crianças a ver que, mesmo crianças que não falam, entendem
Ensine aos seus filhos que eles devem sempre assumir que crianças especiais entendem o que está sendo dito, mesmo sem poderem falar.

Inicie uma conversa
Quando as crianças apresentarem aparelhos para facilitar sua locomoção ou qualquer outro tipo de recurso, não chame a atenção do seu filho para não olhar, e sim chame-o para conversar .

Não se preocupe com o constrangimento
Se seu filho dizer algo embaraçoso, não entre em pânico e nem arraste-o para longe. Mas, o faça pedir desculpas e explique o que não sabe, pois as crianças são curiosas e interessadas o suficiente para fazer contato e perguntar. Depois de conversar, se aproximar, no final do dia o constrangimento vai ter passado, e nossos filhos especiais terão curtido conhecer alguém novo, e teremos esperanças de que seu filho conseguiu ver os nossos como uma criança divertida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário