domingo, 3 de janeiro de 2016

Como lidar com a paralisia cerebral na escola?

Para dar conta das restrições motoras da criança com paralisia cerebral, vale adaptar os espaços da escola para permitir o acesso de uma cadeira de rodas, por exemplo. Na sala de aula use canetas e lápis mais grossos, envoltos em espuma e presos com elástico para facilitar o controle do aluno. Os papéis são fixados em pranchetas para dar firmeza e as folhas avulsas, nesse caso, são mais recomendáveis que os cadernos. O professor deve escrever com letras grandes e pedir para que o aluno com paralisia cerebral sente-se na frente, se possível, com uma carteira inclinada, que dá mobilidade e facilita à escrita.
Se o aluno apresentar problemas na fala e na audição, providencie uma prancha de comunicação, para que ele se expresse pela escrita. Caso isso não seja possível, o professor pode preparar cartões com desenhos ou fotos de pessoas e objetos significativos para o aluno, como os pais, os colegas, o professor, o time de futebol, diferentes comidas, o alfabeto e palavras-chave, como "sim", "não", "sede", "banheiro", "entrar", "sair" etc. Assim, para indicar o que quer ou o que sente, o aluno aponta para as figuras.
Em alguns casos, a criança com paralisia cerebral também precisa de um cuidador que a ajude a ir ao banheiro ou a tomar o lanche. Mas, vale lembrar, que todos devem estimular a autonomia da criança, respeitando suas dificuldades e explorando seus potenciais.

Retirado da revista Nova Escola 

Yzadora entrou em uma escola aos 2 anos, na Apae da nossa cidade, no início para socialização e também para os atendimentos clínicos. Mas, já pensamos na escola regular, pois apesar de toda sua limitação ela tem um cognitivo preservado, não fala, mas consegue se comunicar por meio de gestos e expressões. Durante esse tempo que está na Apae teve excelentes pessoas como apoio e que acima de tudo tinham amor por ela. Pois, não basta ser experiente e profissional, o professor tem que criar um vínculo afetivo para que tudo seja significativo. 


































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