domingo, 3 de janeiro de 2016

A importância do apoio familiar a criança especial

É imprescindível que as famílias entendam o real papel delas no desenvolvimento pleno da criança especial. Apenas os pais ou pessoas mais próximas têm condição de acompanhar e celebrar cada conquista que, mesmo pequena, é muito importante para o indivíduo. O apoio e a manifestação são a motivação para que a criança busque seu desenvolvimento e aprimoramento contínuo nos aspectos psicomotor, físico, intelectual, social e emocional, que envolvem o processo de aprendizagem. Esta participação deve ocorrer nas reuniões da escola, no acompanhamento da agenda e das atividades que são desempenhadas na instituição, bem como na busca de orientação, informações e troca de experiência com outras famílias.
Imprescindível também é o afeto familiar, que deve acontecer em todos os momentos da vida, principalmente na infância. Porém, é importante frisar que ele deve sempre ser manifestado de maneira equilibrada, evitando os extremos da superproteção e da negação do filho, que podem resultar, por exemplo, em insegurança, baixa autoestima, passividade, dificuldade de socialização e de enfrentar situações de conflito ou dificuldade.
Quando nasce uma criança com deficiência, toda a família se transforma. É uma mudança que exige paciência e muito amor, um amor que no decorrer do tempo se transforma em sabedoria.
Possuir uma família como a minha é ter mais do que alguém possa desejar, é mais do que alguma vez imaginei! É reconfortante demais saber que posso conversar com vocês meus problemas, e que os conselhos são como ouro para a esperança, e abraços que envergonham o mais carinhoso dos carinhosos. Você, meu Deus, é quem mantém esta família unida e que sempre celebra a paz e o amor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário